Projeto Estádio da PAZ !

O projeto Estádio de Paz foi desenvolvido em conjunto com a sociedade civil, Polícia Militar, torcidas organizadas e empresas de Piracicaba-SP, “XV. Estádio de Paz” é uma realização do Esporte Clube XV de Novembro, com patrocínio da Caterpillar.

Motivado por sua volta à Série A do Campeonato Paulista em 2012, o Nhô Quim, nome como o XV é carinhosamente chamado por seus torcedores, colocou em prática um antigo sonho, realizar uma ação efetiva que incite a convivência pacífica entre as torcidas.

Como vai funcionar a campanha:

Com esta iniciativa, o XV busca disseminar uma peculiaridade da cultura caipira, ainda forte em Piracicaba, mesmo com o desenvolvimento econômico da cidade. “É intrínseca nos piracicabanos a hospitalidade, além do respeito às pessoas. Por isso, os caipiras também são conhecidos por receberem os visitantes no pé do fogão. É com esse respeito e carinho que esperamos receber os times e torcidas visitantes”, explica o educador Douglas Ribeiro Simões, um dos envolvidos na campanha e quem dá voz ao personagem caipira Nhô Chico, em uma rádio local.

Durante toda campanha, o Nhô Chico, que é compadre do Nhô Quim, irá contar pequenas histórias, narradas em tom caipira, com fundo ético, moral e de paz, feitas especificamente para cada uma das equipes com as quais o XV irá jogar, buscando, assim, criar um vínculo entre os mascotes. Essas histórias também serão enviadas às rádios e outras mídias de Piracicaba e das cidades das equipes adversárias, para que compreendam melhor a proposta e ajudam a propagar a ideia.

Outras ações concretas em favor da paz têm sido estimuladas pela campanha junto a escolas, comunidade e, principalmente, às torcidas organizadas. Um outro exemplo será a entrega de uma muda e sementes da árvore Sapucaia que, em Piracicaba é um ícone cultural e conhecida como a árvore da paz. De acordo com João Braga, do Departamento Administrativo do clube, a intenção é de propor aos times que disputarem com o XV, bem como às suas torcidas, que plantem a Sapucaia em suas cidades como forma simbólica de semear as atitudes de paz pelo estado de São Paulo.

Logotipo da campanha que tem início no dia 21 de janeiro
Braga explica ainda que as torcidas organizadas piracicabanas já têm um relacionamento com diversas outras torcidas paulistas e estão convidando pessoalmente os representantes delas para que venham à Piracicaba, participem da campanha e promovam o plantio da Sapucaia em suas cidades, além de mobilizarem seus grupos em atitudes pacíficas. A entrega das sementes também deverá ser feita pelo capitão quinzista ao capitão do time adversário, como forma de apresentar e incentivar tal iniciativa nos demais clubes.

A Sapucaia:

A Sapucaia é um dos símbolos da campanha porque, segundo relatos históricos, em 1918, em comemoração ao término da Primeira Guerra Mundial, o imigrante italiano Antônio Caprânico – que havia adotado no início do século o Brasil e mais exatamente Piracicaba como seu segundo lar -, plantou uma muda da espécie no então Bosque Barão de Serra Negra. Anos depois, coincidentemente ao lado da Sapucaia, veio a ser erguido o estádio municipal Barão de Serra Negra, a casa dos quinzistas. Hoje, 94 anos após o plantio da simbólica semente da paz, a árvore imponente destaca-se pela beleza e representatividade aos piracicabanos.

A sapucaia fica localizada no cruzamento da Av. Independência com Rua Moraes Barros

Como participar

As ações concretas para a efetivação da campanha acontecerão dentro e fora do Barão de Serra Negra, ao longo de todo o campeonato. Aqueles que já aderiram e entraram para o time estudam meios para promover a cultura de paz. No entanto, novas adesões são bem-vindas. Para saber como colaborar consulte a Ozonio Propaganda (19) 3402-5573. Para facilitar, em breve o hotsite http://www.estadiodepaz.com.br estará no ar com todos os detalhes da campanha.

Fonte: Site Oficial XVPiracicaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s