[Base] Sub 15 conta com análise de desempenho em boa campanha no Campeonato Paulista

capa_pauloanalise

15 jogos disputados, seis vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. Essa é a campanha da equipe Sub 15 do XV de Piracicaba no Campeonato Paulista deste ano. Classificado para a segunda fase da competição, o time do técnico Xandão estreou nesta nova etapa do torneio no último sábado, 30, e derrotou a Portuguesa por 3 a 2 na casa do adversário.

As razões que fundamentam as boas atuações do time quinzista são muitas, mas um trabalho em especial tem sido fundamental para o treinador do Nhô Quim conseguir extrair o melhor de seus comandados. Realizada desde o início do campeonato pelo são-pedrense Paulo Fernando Pinto, a filmagem e análise de todos os confrontos do time piracicabano são consideradas essenciais pela comissão técnica.

“As informações fornecidas são de extrema importância, principalmente se tratando de garotos, pois fica mais fácil você corrigir e fazer um jogador Sub 15 entender onde ele está errando com as imagens. Portanto, esse trabalho está me ajudando muito e eu procuro aproveitar ao máximo tudo isso”, disse Xandão

Desde então foram mais de 1350 minutos gravados e analisados por um software desenvolvido pela empresa de Paulo. “A ferramenta fornece o scout do jogo, ou seja, todas as informações do desempenho de cada atleta durante uma partida, como o número de passes ou finalizações certas e erradas, por exemplo. Com isso, o clube pode criar uma base de dados importantíssima para analisar a evolução de um determinado jogador e também utilizar essas estatísticas para melhorar a performance do time em campo”, explica.

Atletas do Sub 15 assistem aos lances da vitória sobre a Portuguesa

O analista vai além e diz que o trabalho realizado no infantil do Alvinegro ultrapassa o simples ato de fornecer números ao treinador. “Toda terça-feira eu e o Xandão assistimos ao vídeo da última rodada e separamos os lances mais importantes, que depois são exibidos e discutidos com os jogadores. Na estreia da segunda fase, por exemplo, fizemos a análise do adversário também”, destaca.

A atividade desempenhada por Paulo é enaltecida pelo coordenador das categorias de formação do XV de Piracicaba, Matheus Bonassi. “Esse trabalho tem um valor inestimável para o clube, principalmente pelo banco de dados que ele nos fornece. Como estamos trabalhando com o Sub 15, a ideia é monitorar a evolução desse garoto até a chegada ao profissional ou até mesmo utilizar dessas estatísticas em uma possível negociação, uma vez que agora temos o certificado de clube formador”, comenta.

Arbitragem

Ao final da primeira fase do Campeonato Paulista, o XV de Piracicaba descobriu mais uma utilidade para as filmagens dos jogos feita por Paulo Pinto. Sentindo-se prejudicado no empate por 1 a 1 contra o Rio Branco, pela 14ª rodada da competição, o Alvinegro resolveu enviar para a FPF (Federação Paulista de Futebol) um compilado com todos os lances duvidosos ocorridos em partidas da equipe quinzista durante o torneio.

O material organizado por Paulo, segundo Bonassi, foi elogiado pelo presidente da comissão de arbitragem da entidade, Ednilson Corona. “A Federação entendeu que o relatório auxilia na formação dos próprios árbitros. Isso não quer dizer que o XV será beneficiado depois disso, mas sim que teremos uma arbitragem melhor preparada”, ressaltou.

 

Fonte: Site Oficial XV de Piracicaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s